Estratégias de Evangelização
Estratégias de Evangelização
Aqui você encontrará dicas e técnicas que poderão ser aplicadas a sua igreja para incrementar ainda mais a ação evangelistica da sua comunidade.
Cada semana uma nova dica!
Desafios do Contexto Urbano
A cidade, com suas estruturas sociais, econômicas e políticas, é o palco onde a evangelização urbana acontece, sendo esta urdida e executada pelos múltiplos ministérios organizados nasdenominações presentes em cada metrópole. Assim, a mensagem de CRISTO é levada aoshomens desafiando-os, no presente, a uma tomada de decisão quanto ao seu destino eterno. Nesse contexto a cidade tornou-se uma atual e desafiadora fronteira missionária urbana demandando para sua conquista espiritual e conseqüente colheita de vidas uma emergente e plena compreensão, pela igreja, de suas realidades sociais e espirituais.
ESTRATÉGIAS DE EVANGELIZAÇÃO URBANA
A) Equipes de Oração;
B) Testemunho Pessoal;
C) Pequenos Grupos;
D) Equipe de Visitação: Para Lares, Escolas, Hospitais, Presídios;
E) Distribuição de Literaturas Personalizadas;
F) Utilização de Recursos de Mídia: TV, Rádio, Imprensa, Internet, Celular;
(Texto adaptado. Fonte: https://pt.scribd.com/robespierr/d/13970129-MISSOES-URBANAS-Uma-estrategia-para-a-cidade-Pb-Robespierre-Machado)
Contextualização da Evangelização
"de Casa em Casa"
Como já vimos, o ambiente urbano se tornou hostil e produtor de isolamento. Na grande maioria dos centros urbanos, teríamos grandes dificuldades de ir de casa em casa e sermos recebidos para pregar o evangelho. A realidade moderna mostra casas com porteiros eletrônicos, condomínios fechados, e guaritas nos prédios de apartamento, como barreiras protetoras e ao mesmo tempo isolantes. A estratégia de contextualizar o "de casa em casa", requer criatividade e oração, a sua implementação por algumas igrejas, tem se mostrado com preciosos resultados. Veja dois exemplos de idéias que podem ser ampliadas:
(a) Condomínio Aberto: Uma companhia de fantoche da igreja que oferece ao condomínio dos apartamentos perto da igreja, onde preferencialmente resida um membro, uma "tarde de educação" para crianças. Não há custos para os moradores, e os assuntos tratados pelos fantoches são: Obediência aos pais, Estudos seculares, Regras de higiene e Cuidados no lar. Ao final se oferece às crianças pipoca com guaraná e os participantes se identificam e conversam com as crianças e com seus pais ou mães. Via de regra os moradores perguntam: "De onde vocês são?" Bem, agora se pode falar de Jesus, afinal foram eles que pediram para ouvir.[1]
(b) Pinte os Muros: Perto da semana do natal uma igreja resolveu pintar os muros das casas da rua onde está o templo como presente da igreja, tendo os jovens como pintores. Inicialmente, uma equipe com adultos visitou as casas identificando quais dos moradores gostariam de aderir ao programa, e assim pesquisavam a cor da tinta desejada, etc. A interação igreja-moradores abriu as portas para a evangelização de forma fácil e receptiva.
(Texto adaptado. Fonte: Primeira Igreja Presbiteriana de Casa Caiada – Olinda / www.comunidadeamiga.com.br/index.php?option...3...)
Se sua igreja possui um bom número de jovens...
Blitz
- Uma forma criativa de abordagem evangelística a carros em semáforos. Alguns jovens abordariam os motoristas com literaturas (jornal da igreja, convites de eventos futuros, folhetos bíblicos, etc...) e outros com banner´s, faixas expondo a proposta da campanha ou divulgação. Essa estratégia é ideal para promover a igreja local no bairro e na cidade.
Batalhão da alegria
- Nessa estratégia são utilizados palhaços, brincadeiras, pinturas, pulseiras das cores. Esta ferramenta tem como objetivo alcançar crianças com a palavra de Deus de forma divertida, criativa e didática. Devem ser utilizados em parques, escolas, hospitais, festas, igrejas, empresas e até mesmo pelas ruas.
Stomp
- É uma combinação artes, como percussão, dança e comédia visual, produzindo sons extraordinários. Tem como finalidade aglomerar um grande número de pessoas. Entre uma apresentação e outra, testemunhos serão dados por cada integrante.
Torcida de Cristo
- Esta ferramenta é utilizada em jogos esportivos. Um grupo de jovens surge no estádio ou ginásio, de preferência um grupo grande que seja percebido pelos demais, devidamente uniformizado com a camisa do time ou times que estão jogando e munido de faixas, banners, bandeiras com a campanha proposta, exemplos: "A vida não é droga: ,"Tempo de paz "(campanhas da Jubepar), "Jesus é 10", folhetos evangelístico.
Esta é uma boa estratégia para ser utilizada em jogos da seleção brasileira, pois é jogo de uma só torcida. Este projeto é ideal ser realizado por várias igrejas para que o número de jovens seja considerável e chame a atenção da mídia, que levaria a um número imenso de pessoas a serem alcançadas com a mensagem. A campanha "Tempo de paz" é a ideal para este projeto, visto que a violência tem sido cada vez mais presente nas partidas de futebol.
Água da Vida
- Esta é uma ferramenta apropriada para parques, onde pessoas que estão caminhando são abordadas no percurso e recebem um copo de água bem gelado, um folheto que apresenta Jesus como a Água da Vida e a afirmação do jovem da equipe Água da Vida que Jesus é a água da vida. Temos ouvido excelentes testemunhos de grupos missionários que utilizam essa método no Nordeste em período de romarias etc. As pessoas param agradecidas e ouvem o que desejamos falar.
Trilhas ecológicas
- Uma estratégia bem fascinante, simples e de resultados práticos é a realização de caminhadas ecológicas, trilhas com motos e bike.
O grupo de jovens da igreja convida amigos não crentes para realizar as trilhas. Chegando ao local realiza-se um pequeno momento de adoração e, testemunhos do que Deus tem para realizar na vida dos jovens não crentes do grupo. No final do passeio é realizado um momento de oração, compartilhando pedidos e agradecimento considerando o não crente para que participe deste momento algo que normalmente acontece de forma natural.
SPD
- Este projeto é uma ferramenta utilizada de forma individual. O jovem é treinado para dar seu testemunho pessoal em cinco minutos utilizando uma camisa com seguinte frase: SOU PROVA DISTO. Quando as pessoas no ambiente de trabalho, estudo, etc... questionarem a frase, o jovem dará seu testemunho pessoal afirmando que é prova do amor de Deus. Este projeto evangelístico foi desenvolvido e criado pelo ministério jovem da Primeira Igreja Batista de Curitiba.
(Texto adaptado. Fonte original: https://www.ebdonline.com.br/cursos/evangelismojovens.rtf.)
Para Igrejas que trabalham com Grupos Familiares, Células, GCD, Discipulado, etc...
ORAÇÃO DE ALCANCE
Esse é um método de intercessão evangelística. Incentive os membros do grupo a orar pela conversão de três à cinco pessoas. Cada membro do grupo escreve, na FICHA DE ORAÇÃO DE ALCANCE, os nomes de três pessoas que deseja ganhar para Cristo.
Essas fichas serão alvos de oração de todo o grupo. Em suas casas, cada membro do grupo ora pelos alvos da sua própria ficha. Na reunião do grupo, pode-se orar pelas fichas de Oração de Alcance dos outros.
Os grupos são frutíferos quando se importam com a salvação daqueles que ainda estão sem Cristo! Somente Deus pode converter o coração de um incrédulo! Portanto, sem oração não há grupo frutífero.
O objectivo da Oração de Alcance é preparar, em intercessão, o coração das pessoas para receber a pregação do evangelho.
Sempre ouvimos testemunhos de pessoas que dizem que depois de um tempo de oração, as pessoas ficavam mais acessiveis e interessadas em ouvir o evangelho quando eram abordadas pessoalmente.
Mais você ainda pode associar a intercessão a outra estratégia!
EVENTO – PONTE
Seus Grupos poderão, depois de um mês (pelo menos) de efetiva Oração de Alcance, programar um evento especial para convidar as pessoas mencionadas na Ficha de Oração de Alcance. A esse evento especial chamamos de EVENTO-PONTE, pois servirá de ponte entre o grupo e as pessoas que pretende-se ganhar para Cristo.
O Evento-Ponte pode ser feito de diversas maneiras. As inovações são bem-vindas!
Use a criatividade para planejar um evento que realmente atraia os convidados. O ambiente do Evento-Ponte deve ser espontâneo e deve-se evitar tudo aquilo que possa constranger os convidados.
Poderá também através do Evento-Ponte, divulgar as reuniões semanais do grupo ou outras programações da igreja. Se sua igreja há o hábito de se fazer apelo, recomendamos que se faça somente nos Eventos-Ponte que proporcionam ambiente para isto.
É fundamental manter o contacto com os convidados nas semanas seguintes ao Evento-Ponte.
(Textos adaptados. Fonte original: https://www.blog.missaocrista.pt)
Abordagem
Aqui vai uma dica importante: O primeiro contato é muito decisivo para a evangelização; muitas pessoas não enxergam a importância do momento da abordagem, mas é exatamente ali que se decide (a pessoa abordada) se haverá evangelização e que tipo de fruto resultará.
Uma abordagem mal feita ou sem empatia, poderá resuluar facilmente num bloqueio, aonde a pessoa não desejará ouvir o que você tem a dizer!
(Texto adaptado. Fonte original: https://www.evangelizabrasil.com)
Evangelizar não é difícil, às vezes o que falta é um pouco de criatividade!
Aqui vão algumas sugestões:
Evangelismo de Testemunho:
Conheço muitos novos convetidos que possuem medo de evangelizar por ainda não saberem o que dizer. Testemunhar o que Deus fez e está fazendo nas nossas vidas é algo muito impactante. Seu testemunho é um fato real, e contra fatos não há argumentos! Comece pelos seus familiares e amigos mais próximos.
Evangelismo por Mobilização:
Chamamos de Mobilização o esforço continuo (semanal) de sempre trazer consigo um conhecido, um amigo ou parente para vir assistir os cultos. Um igreja bem visitada terá mais chances de crescimento, porque sempre haverá pessoas sedentas pelo evangelho!
Evangelismo por cursos profissionalizantes ou ação social:
Esse é um método profundamente estratégico para igrejas que possuem profissionais liberais de vários setores. A Igreja poderá estimula-los a doarem um dia do mês para que possam usar de suas qualificações para ajudar a comunidade na qual a igreja está enserida. É importante que recebam um treinamento básico de evangelização pessoal.
Evangelização por recuperação de tóxico dependentes:
A igreja deve serivir de ponte para ajudar aqueles que possuem necessidades específicas, como é o caso de pessoas com vícios, sejam eles de alcool, drogas, etc. Ao se envolver com essas pessoas, a igreja também se envolve com seus familiares na assistência espiritual e terapéutica. Quando o dependente é recuperado, a igreja cai na graça da família, dos amigos e da comunidade. É importante ter sempre em mãos os telefones das casas especializadas nesses tratamentos.
Evangelização da vizinhança:
Existem pessoas que são totalmente bloqueadas para irem numa igreja, mas quase ninguém rejeita um convite para ir a uma programação na casa de um amigo ou visinho. Abra uma Casa-Luz e traga muitas vidas para Jesus oportunizando sua casa como local de salvação.
Jantar de Empresários:
Tem sido uma estratégia importante no alcance de homens de negócios. Você poderá convidar pessoas especializadas para dar uma palestra na igreja e convidar os comerciantes e profissionais locais.
Evangelismo pela Informática e Internet:
Compartilhar o amor de Jesus na internet, colocando dizeres evangelísticos em suas redes sociais, enviando e-mails com mensagens evangelísticas. Por sinal, esse tem sido um método espontâneo que muita gente já vem utilizando, e que se bem estruturado pode trazer muitos frutos. A igreja pode por exemplo, captar os e-mails de todos os seus visitantes de cada domingo e enviá-los emanaalmente uma Newsletter da igreja.
Evangelismo por Cds de mensagem:
A Igreja poderá confeccionar Cd's de cultos específicos com mensagens evangelísticas, reproduzir e distribuir ou vender a própria igreja para que eles presenteiem seus amigos e familiares. Isso muitas vezes gera a curiosidade dessas pessoas de conhecerem a igreja pessoalmente porque começaram a admirá-la a distância.
(Texto adaptado. Fonte original: https://www.comunhaoagape.net)